Conteúdo Atualizado: 19 de November de 2024
Existem mais de 40.000 salões de beleza nos Brasil. Há uma razão para a força dessa indústria, descubra agora como montar um salão de beleza simples e barato.
Os custos iniciais dependem de você, tanto quanto você escolher. E o negócio das lojas de produtos de beleza, tanto como um local físico quanto como um varejista online, está definido para crescer como uma indústria.
Vamos explicar-lhe como abrir um salão de beleza, em local físico e online.
O que é um salão de beleza?
Um salão de beleza pode vender uma grande variedade de produtos, incluindo cuidados com os cabelos, cosméticos, cuidados com as unhas, perfumes, cuidados com a pele e muito mais.
Um salão de beleza pode vender para salões de beleza, profissionais licenciados e consumidores individuais.
Como iniciar um negócio de salão de beleza: 14 etapas cruciais
Quer você opere em um local físico ou online, enfrentará uma forte concorrência no mercado de produtos de beleza.
Seu salão de beleza competirá com salões de beleza, lojas de produtos de beleza, lojas especializadas e até mesmo com anunciantes. Como as empresas de beleza se posicionam na competição de produtos de beleza?
A chave para o sucesso é começar com pesquisa, seguida de um planejamento cuidadoso, para manter os custos baixos. E ter uma experiência de cliente de varejo irá colocá-lo em um longo caminho no jogo. Começaremos com as dicas para abrir uma loja de verdade.
1. Desenvolva uma declaração de missão
Uma declaração de missão descreve o que é seu negócio e por que você optou por vender produtos de beleza.
Você quer capacitar os clientes, ajudá-los a aprender quais marcas de beleza são suas melhores escolhas? Quer que os clientes saiam da sua loja de varejo com produtos de beleza escolhidos especialmente para eles?
Quais padrões você usou para selecionar os produtos que estarão disponíveis em sua loja? Como seus valores pessoais influenciaram essas decisões?
2. Escolha um nicho e uma marca de beleza.
As empresas de beleza mais bem-sucedidas vendem uma ampla gama de produtos. Mas pode haver um nicho dentro desses produtos em expansão. A escolha de um nicho pode ajudar a manter os custos baixos.
Por exemplo, você quer concentrar em produtos anti-envelhecimento? Atualmente, os produtos anti-envelhecimento, principalmente cremes e loções, são os mais vendidos no ramo da beleza. Você quer vender produtos de cuidados com o bebê?
3. Conheça o seu mercado-alvo
Tal como acontece com muitas empresas, você está vendendo para todos os adultos, não apenas mulheres, com poder de compra.
Seu mercado dependerá da demografia local e regional, incluindo categorias de idade de todos os gêneros.
Além da idade, o clima na sua região pode ter um impacto – mãos rachadas durante o longo inverno? Você precisa de protetor solar e produtos para a pele durante os meses mais quentes?
Conhecer seus clientes é uma parte importante de sua pesquisa antes de abrir um salão de beleza.
4. Procure lojas de beleza locais e confira a competição.
Não olhe apenas para as outras lojas locais de produtos de beleza. Sim, eles são seus concorrentes para entender como montar um salão de beleza simples e barato.
Lembre-se de que sua concorrência também vem da televisão e da publicidade online (infomerciais), lojas de varejo, lojas de descontos e lojas especializadas.
Após saber o que todos esses fornecedores têm, escolha a marca de produtos que irá diferenciar sua loja da concorrência e manter os custos baixos.
5. Escreva um plano de negócios
O negócio de salões de beleza foi atingido pela pandemia, pois os salões foram considerados não essenciais e forçados a fechar. No entanto, foi então que os consumidores migraram para os salões de beleza.
Aceite que pode haver momentos em que sua loja esteja fechada. Incluir recursos de pedidos e remessas online em seus planos de negócios é fundamental para o seu sucesso.
Seu plano de negócios também deve incluir planos para operações futuras e crescimento. A maioria das pessoas que abre um negócio de produtos de beleza não segue o caminho da empresa unipessoal.
Eles optam por formar uma MEI, que o protege de responsabilidade pessoal relacionada a quaisquer problemas com os produtos que você vende. Ou podem formar uma empresa S, onde os proprietários podem se reunir comprando ações da empresa.
6. Licenças, autorizações e taxas de pesquisa
Aqui estão os princípios básicos de que você precisa: licença comercial, número de identificação do contribuinte / empregador, manual do funcionário e formulários de contrato de trabalho, um acordo operacional (se você for uma MEI).
Tenha cuidado se você planeja operar em um ambiente comercial. Alguns deles têm regras de “não concorrência” que o impediriam de abrir se sua loja fosse considerada concorrente de uma loja existente. Por exemplo, existe uma loja de descontos com uma ou duas filas de produtos de beleza. Pesquise regulamentos ou acordos envolvendo um grupo de lojas antes de tentar abrir sua própria loja.
7. Decidir sobre um orçamento para entender como montar um salão de beleza simples e barato
Lembre-se de que todos os salões de beleza começaram do zero. Você também pode fazer isso.
Você pode manter seus custos baixos começando a limitar a quantidade de estoque que você pede para sua loja e assim você descobre como montar um salão de beleza simples e barato.
Dessa forma, você pode se concentrar em sua marca e ver para que ela vende e por quê. Você pode analisar sua base de clientes, que pode ser diferente do mercado que você almeja.
Você pode alugar ou comprar sua loja.
8. Decidir o local: um grande shopping ou um shopping center?
Como dissemos, alguns grandes shoppings ou shoppings podem ter regulamentos sobre o tipo de loja e o número de lojas que eles permitirão.
O que faz sentido. Você não quer abrir uma empresa de produtos de beleza em um grande shopping e ter outra empresa de produtos de beleza aberta no mesmo lugar.
Quando estiver considerando uma posição, responda a esta pergunta: Qual será meu horário de trabalho? Se você estiver em um shopping, o horário de funcionamento é provavelmente o mesmo que o seu.
O local que você escolher para sua loja deve ser bem localizado, facilmente visível em uma área movimentada.
9. Contrate uma equipe extraordinária
Coloque uma grande estrela próximo a este item. Isso é crucial.
Você espera que cada um de seus clientes queira fazer uma pergunta sobre o produto. Você precisará de funcionários competentes, pessoas que realmente amem o negócio da beleza.
Um grande salão de beleza pode precisar de vários funcionários, que finalizam os pagamentos por meio de uma caixa registradora ou de um sistema sem contato. Eles também podem treinar na loja. Lembre-se de que os clientes têm escolhas.
Os clientes podem comprar produtos de beleza em diferentes pontos de venda. Mas eles escolheram um salão de beleza porque esperam interagir com pessoas experientes.
10. Veja as apólices de seguro
Os tipos de seguro de que você precisa incluem: seguro básico / geral, seguro de responsabilidade civil e seguro de saúde (pessoal). Se você tiver funcionários, precisará de seguro de acidentes de trabalho.
Um corretor de seguros pode direcioná-lo às apólices de que os proprietários de negócios precisam.
11. Pesquisa de estoque
A maioria compra estoque de um distribuidor de produtos de beleza. Alguns produtores individuais podem enviar amostras para você. Isso o ajudará a cortar custos.
O que comprar e quando? Como os custos podem ser reduzidos? Você deve planejar alguns meses para garantir o estoque, especialmente de produtos sazonais.
Ao pesquisar produtos, verifique a margem de lucro de cada um deles. A média do setor é de 40%, mas algumas margens de lucro são maiores para produtos de beleza.
Obviamente, o estoque será um de seus maiores custos. Imediatamente a seguir é feita a montagem da sua loja.
12. Faça seu salão de beleza apresentável.
Esta não é uma área na qual cortar custos. Você deseja que seus clientes gostem de fazer compras em sua loja, torne isso fácil e agradável para eles.
Aqui estão algumas regras gerais a serem seguidas:
Tela principal giratória: Por exemplo, é hora do baile? Disponha os cosméticos e cuidados com os cabelos certos em exposição. É verão aqui? As loções para a pele devem estar em primeiro plano. Fazendo compras na escola? É hora dos acessórios.
Tampas finais: tampas finais, que são as exibições no final dos corredores, também devem se tornar locais para enfocar diretamente nos clientes.
Experimente e compre configurações: experimentar novos produtos é uma parte fundamental das compras em lojas de beleza. Forneça pequenas amostras que os clientes possam experimentar e manter, usando esses itens para estabelecer uma venda.
13. Considere investir em software de ponto de venda.
Na verdade, isso não é apenas uma consideração ao pesar os custos. O software de ponto de venda pode fazer mais do que apenas tabular uma venda.
Escolha um software que aceite vários métodos de pagamento e também calcule as quantidades de estoque à medida que os itens são vendidos.
14. Divulgue seu negócio e construa uma base de clientes
Além de qualidade e preço, você especifica se não suscita atendimento. Tanto uma atuação para o cliente é uma maneira de construir sua base de clientes.
Você também pode:
- Envie cartas introdutórias para líderes empresariais
- Coloque anúncios em várias mídias e mídias sociais
- Use um site para anunciar descontos e temas de vendas
- Ofereça promoções especiais, promoções especiais, reformas, dias para a terceira idade e descontos por afiliados.
Dica extra para como montar um salão de beleza simples e barato.
Não tenha medo de levar seu show para a estrada. Obtenha um estendido em qualquer tipo de feira ou convenção. Ofereça bolsas de produtos de higiene pessoal ou bolsas temáticas para presentes.
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