Conteúdo Atualizado: 4 de October de 2024
Você é o tipo de pessoa que está sempre positiva, com foco nas coisas boas? Ou você vê o mundo como um tipo de lugar meio copo vazio?
Embora pareça que alguns de nós estão mais inclinados a ver o bem ou o mal no mundo, a verdade é que a positividade é simplesmente uma mentalidade. Mas, às vezes, quando os tempos difíceis chegam, pode ser difícil manter pensamentos positivos.
Ter uma visão positiva não significa ignorar as dificuldades da vida. Pode ser difícil permanecer positivo quando algo negativo acontece.
Aqui estão algumas dicas para aprender a ser positivo, independentemente do que a vida jogue em você.
O que significa “foco no bem”?
Focar no bem significa dar mais atenção às coisas positivas que aconteceram em sua vida do que às coisas negativas.
Mesmo quando você está enfrentando um momento difícil, a ideia é pensar nos aspectos positivos, como ser grato pelo que você tem e praticar a atenção plena.
Uma mentalidade positiva pode fazer de você uma pessoa mais feliz
Na verdade, agradecer pode realmente fazer você mais feliz. Praticar a gratidão e agradecer leva a emoções mais positivas.
Embora você ainda deva lidar com as coisas ruins conforme necessário, manter seus pensamentos nas coisas boas pode ajudá-lo mais a longo prazo.
Dito isso, dizer a alguém para permanecer positivo é bom, mas como você realmente faz isso, especialmente quando os tempos ficam difíceis?
Aqui estão algumas maneiras importantes de focar no bem durante tempos difíceis:
Como se manter positivo durante as dificuldades financeiras
Quando você tem uma conta grande para pagar ou enfrenta uma dificuldade financeira repentina, é difícil permanecer alegre. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode mudar sua mente para ter pensamentos positivos.
Seja grato
A gratidão é uma habilidade excelente para praticar, sejam quais forem as dificuldades que você enfrenta. Faça uma lista do que você tem, seja um bom lugar para morar, uma família, um animal de estimação ou até mesmo coisas como roupas e outros pertences.
Em seguida, escreva uma coisa pela qual você é grato sobre cada uma dessas coisas até adicionar algo a cada item de sua lista.
Criar um orçamento
Criar um orçamento que funcione para você pode ajudá-lo a se manter organizado e controlar suas despesas. Se precisar de ajuda para criar orçamentos, existem muitos tipos diferentes de orçamentos que você pode experimentar.
Faça uma lista clara de suas metas financeiras e crie um orçamento para ajudá-lo a chegar lá.
Obter ajuda externa
Às vezes as coisas chegam a ser demais. Se for esse o caso, não há nada de errado em obter ajuda externa.
Isso pode significar pedir conselhos a amigos e familiares, buscar a ajuda de um consultor financeiro ou obter conselhos de coaching financeiro.
Buscar a ajuda de outras pessoas pode ajudá-lo a ver que sua situação é temporária e elas podem ajudá-lo a pensar nas coisas boas que você tem.
Como focar nas coisas boas quando um relacionamento termina
Pode ser devastador quando um relacionamento termina. Embora possa demorar um pouco para superar uma separação, há coisas que você pode fazer para aliviar seu desgosto.
Passar o tempo com os amigos
Passar algum tempo com seus amigos é uma boa maneira de se sentir positivo sobre sua situação. Embora o desgosto possa ser esmagador, passar um tempo com seus amigos pode ajudá-lo a superar seus sentimentos.
E não há maneira mais fácil de superar alguém do que quando seus amigos estão com você para dizer o quão bom você é e como seu ex não te merece de qualquer maneira!
Anote suas boas qualidades
Quando confrontado com uma separação, é fácil começar a questionar a si mesmo e o que você fez de errado. Mas às vezes as separações acontecem por razões que não podemos controlar.
Em vez de se culpar por isso, escreva as coisas sobre você que você ama. Concentre-se em si mesmo e nas boas qualidades que possui.
Viva no presente
Em vez de analisar tudo o que aconteceu no relacionamento, tente ficar no momento. Faça uma caminhada, pratique meditação, acalme seu cérebro ocupado ou faça ioga.
Tente fazer algo ativo que mantenha sua mente focada no presente.
Como pensar positivamente quando você tem um chefe difícil
A maioria das pessoas gasta cerca de um terço de sua vida no trabalho. Quando você tem um chefe difícil, pode ser difícil pensar nas coisas boas em vez das ruins. Aqui estão algumas dicas para se manter positivo.
Crie um diário de gratidão
Uma maneira de focar no bem é criar um diário de gratidão. Passe alguns minutos todos os dias anotando pelo que você é grato.
Pode ser tão simples quanto anotar algumas ideias em um aplicativo de anotações em seu telefone durante o intervalo do trabalho.
Planeje sua semana
Planejar sua semana pode ajudá-lo a manter o foco não apenas no que precisa fazer no trabalho, mas também pode planejar coisas que lhe dão alegria.
Quando estiver estressado no trabalho, pense nas coisas pelas quais está ansioso.
Se recompense
Lidar com alguém com quem é difícil trabalhar pode ser um desafio. Recompense-se por passar o dia de trabalho com algo que você goste.
Isso pode ser passar o tempo trabalhando em um hobby, assistindo a um filme ou indo ao seu café favorito para almoçar.
Como manter o foco no positivo quando você perde alguém
Perder alguém é devastador. Embora o luto leve tempo, há coisas que você pode fazer para se manter positivo, mesmo ao passar pelos diferentes estágios do luto.
Conecte-se com entes queridos
Quando você perde alguém, é vital se conectar com seus entes queridos. Embora você possa sentir vontade de se isolar, buscar o conforto dos outros pode ajudá-lo a se conectar com os outros e honrar a pessoa que passou compartilhando histórias e memórias uns com os outros.
Processe seus sentimentos conforme eles vêm
É importante processar seus sentimentos para sua saúde mental. Processar como você se sente faz parte do processo de cura. O que quer que você sinta, certifique-se de reconhecê-lo em vez de afastar esses sentimentos.
Concentre-se no que te faz feliz
Uma maneira de se concentrar nas coisas boas quando alguém próximo a você faleceu é pensar no que lhe dá alegria. Isso pode ser passar um tempo com amigos, um hobby ou assistir sua série favorita.
Como se concentrar no bem quando você perde o emprego
Perder o emprego pode não apenas causar estresse financeiro, mas também diminuir sua auto-estima. Aqui estão algumas maneiras de manter uma mentalidade positiva, mesmo quando você está entre empregos.
Pare de se comparar com os outros
Este pode parecer mais fácil dizer do que fazer. Comparar-se com os outros é uma maneira fácil de começar a ter pensamentos negativos.
Em vez de se comparar com seus ex-colegas ou colegas de classe, pense em quanto você avançou ao longo dos anos. Comemore seu progresso e suas vitórias.
Dê a si mesmo tempo
Às vezes, quando você perde o emprego, precisa se dar um tempo. Se você foi demitido e recebeu um pacote de indenização, tente fazer uma pausa antes de voltar ao mercado de trabalho.
Pode levar algum tempo para se ajustar e não se preocupar constantemente com o motivo de sua demissão ou o que deu errado.
Sentar e refletir sobre seus objetivos de carreira pode ajudar a fortalecer seu currículo e também ajudá-lo a encontrar uma mentalidade positiva, apesar de estar desempregado.
Encontre algo para rir
Rir faz bem para a alma e para a saúde. Na verdade, rir pode ajudar a aliviar o estresse.
Embora perder o emprego seja estressante, encontrar alguns momentos para rir pode deixá-lo de melhor humor, ajudando-o a ver o lado bom da situação em que se encontra.
Ter uma boa atitude pode ajudá-lo a lidar melhor com situações desafiadoras
Embora focar no bem possa ser fácil em tempos fáceis, torna-se mais difícil quando enfrentamos tempos difíceis.
Em vez de se deixar ter pensamentos negativos, encontre uma maneira de pensar nas coisas positivas, mesmo ao lidar com as coisas negativas que acontecem em sua vida.
Se você perdeu um emprego, um ente querido ou está enfrentando dificuldades financeiras, há esperança.
Encontrar maneiras de rir, praticar a gratidão e viver no presente pode ajudá-lo a manter o foco nas coisas boas da vida, apesar dos tempos difíceis.