SEO e marketing de afiliados: como otimizar adequadamente o conteúdo do seu site afiliado

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Para você ganhar dinheiro através do site afiliado, as pessoas precisam encontrá-las primeiro.

É você e centenas, milhares ou até mais sites competindo pelo mesmo resultado.

Então, o que você pode fazer para garantir que seu site afiliado seja o que recebe o tráfego inicial e não seus concorrentes?

A otimização do conteúdo do site afiliado ajudará você a tomar grandes medidas para obter mais tráfego.

No entanto, o que muitos não sabem sobre como otimizar seu conteúdo é que grande parte do trabalho de otimização é feita antes de começar a escrever, não depois.

Aqui estão alguns métodos de otimização de conteúdo que você deve implementar antes, durante e depois de escrever seu conteúdo para ajudar a atrair mais pessoas para o site afiliado e seus e-mails sem fim.

Pesquisa de palavras-chave: você está procurando por palavras-chave que valham a pena?

Sem executar essa etapa primeiro, você corre o risco de escrever um artigo realmente impressionante que ninguém lerá porque não está procurando o tópico nos mecanismos de pesquisa.

Pode ser bom escrever um artigo detalhado sobre os benefícios de nomear seu cão Spot, mas se ninguém estiver procurando por esse tipo de informação, você se esforçará para gerar muito tráfego a partir dele.

Agora imagine que todo o conteúdo do seu site afiliado é assim.

Simplificando, você deseja que o conteúdo do seu site segmente palavras-chave se desejar atrair tráfego para diminuir o funil.

Você não quer perder tempo, portanto, antes de começar a digitar o que deseja procurar nas palavras-chave em torno do nicho escolhido.

Essa é a razão pela qual a pesquisa de palavras-chave é uma grande parte da otimização eficaz de SEO e conteúdo.

As principais coisas que você procurará ao fazer pesquisas de palavras-chave são:

  • Volume da palavra-chave
  • Intenção de pesquisa
  • Dificuldade potencial para classificar uma palavra-chave
  • Relevância dos nichos
  • Existem várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo a obter essas informações.

Embora muitas das conhecidas ferramentas de pesquisa de palavras-chave sejam pagas, também existem algumas versões gratuitas.

Eu pessoalmente uso uma mistura do Ahrefs Keywords Explorer e do Google Keyword Planner (dependendo da intenção do conteúdo).

Ao iniciar sua pesquisa de palavras-chave, você procurará por palavras-chave relevantes para o seu nicho, com um número alto de pesquisas mensais, mas sem muita concorrência no ranking.

Dificuldade de palavra-chave para nichos

Por exemplo, a palavra-chave “como cultivar mirtilos” possui 4.400 pesquisas por mês e, de acordo com Ahrefs, tem uma dificuldade de classificação de 9 (em 100).

É mais provável que escrever conteúdo focado nesse termo produza maior quantidade de tráfego para o site do que escrever conteúdo que aponte para uma palavra-chave com 50 pesquisas mensais e uma dificuldade de 75.

Normalmente, existem várias palavras-chave relacionadas a um tópico (cultivo de mirtilos, como cultivar mirtilos em uma panela etc.), todas com seus próprios volumes de pesquisa e dificuldades mensais.

Faça uma lista de todas as palavras-chave encontradas e suas métricas para poder fazer um plano de conteúdo com base nas suas descobertas.

SERPs e intenção de pesquisa

Ao escolher palavras-chave para o seu conteúdo, verifique sempre o que os SERPs mostram.

Você fará essa verificação para determinar:

  • O que o mecanismo de pesquisa acredita é a intenção da pesquisa por trás da palavra-chave e, portanto, os resultados que ela fornece.
  • Como são realmente as SERPs?

Primeiro, algumas palavras-chave têm mais de um significado ou intenção.

Por exemplo, eu não gostaria de escrever um artigo detalhado sobre maçãs apenas para descobrir que o objetivo de pesquisar a palavra-chave “maçã” é encontrar uma certa empresa conhecida que não esteja totalmente relacionada a frutas.

A maneira mais fácil de evitá-la é simplesmente procurar a palavra-chave desejada nos mecanismos de pesquisa e dar uma olhada nos resultados.

Se seu conteúdo concorrer com as páginas do produto, é muito provável que você não esteja correspondendo corretamente à intenção de pesquisa.

Segundo, você deseja ver se a palavra-chave escolhida retorna fragmentos, anúncios e outros resultados que ocupam um espaço valioso na SERP.

Mais sobre os fragmentos destacados posteriormente, mas o ponto principal é que esses resultados ocupam muito espaço nas SERPs e podem significar que, mesmo se você ocupar o primeiro lugar, não será garantido um bom tráfego.

Ter esse conhecimento da aparência do SERP pode realmente ajudar você a escolher as palavras-chave para começar a segmentar.

Como são palavras fracas com palavras-chave altamente competitivas

Continuando com o assunto das palavras-chave, elas geralmente são divididas em três cubos.

  • Alta
  • Média
  • Baixa

Frutas baixas são palavras-chave com um bom volume de pesquisa mensal e uma dificuldade de classificação muito baixa.

Em geral, não há muita concorrência para classificar essas palavras-chave; portanto, o conteúdo delas pode acabar bem posicionado e atrair tráfego para o site afiliado rapidamente.

Por outro lado, as palavras-chave de alta concorrência são as esperadas; difícil de classificar porque todo mundo está tentando classificar para eles.

Isso pode ser devido a uma mistura de coisas como um volume de pesquisa muito alto, uma palavra-chave particularmente lucrativa ou porque o nicho que você escolheu é um desafio.

Inicialmente, você pensaria que palavras-chave com pouca fruta seria a escolha óbvia para o conteúdo do site afiliado, mas esse nem sempre é o caso.

Há algumas coisas a serem pesadas antes de escrever uma ou outra completamente (sugestão: nunca escreva também!)

A “autoridade” do seu site afiliado
Seu site é relativamente novo ou existe há anos e recebe regularmente uma boa quantidade de tráfego?

Você é visto como um dos maiores players do seu nicho?

A autoridade do seu site pode ajudar a determinar com que facilidade seu conteúdo será categorizado por palavras-chave.

Se você tem muita autoridade, opte pela alta concorrência, mas as palavras-chave de alto desempenho podem não ser uma má idéia.

Como alternativa, se o site for mais recente, provavelmente você terá mais sorte em segmentar palavras-chave de frutas de baixo custo, especialmente se precisar obter tráfego rapidamente.

A quantidade de conteúdo que você já possui

Na primeira vez em que você inicia seu site afiliado, você terá inúmeras opções de tópicos para escrever.

Conforme você escreve mais conteúdo, suas opções para escrever novos tópicos sobre o declínio.

Se você já cobriu todas as palavras-chave de frutas penduradas, talvez seja hora de passar para as mais competitivas.

Se você não tiver certeza de entrar no jogo de alta competição, reavalie o conteúdo existente e verifique se é possível fazer alguma melhoria para obter mais tráfego.

Você também deve fazer pesquisas de palavras-chave regularmente para descobrir qualquer nova palavra-chave com frutas baixas.

Se seu conteúdo baixo de frutas pendentes estiver funcionando bem e tiver coberto todas as bases, dê um passo em direção a palavras-chave mais competitivas.

Você é paciente?

Simplificando, se você deseja resultados ontem, sua melhor aposta é criar conteúdo com as palavras-chave “frutas baixas”.

Por sua natureza, é mais provável que a agulha se mova e comece a ter tráfego mais cedo ou mais tarde.

No entanto, se você estiver disposto a jogar o jogo longo, as palavras-chave de alta concorrência podem valer o investimento de tempo mais tarde.

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