Conteúdo Atualizado: 20 de December de 2024
Quando você investe e aumenta sua riqueza, é melhor fazê-lo investindo na valorização de ativos. Um ativo que aumenta de valor ao longo do tempo é aquele que se valoriza, em vez de perder valor.
Investir em ativos que valorizam é uma forma de construir seu futuro financeiro. Mas nem todos os ativos valorizam e, infelizmente, não há garantia de que seus investimentos crescerão muito com o tempo. No entanto, existem alguns investimentos que tradicionalmente são conhecidos como valorização de ativos.
O que são ativos em valorização?
Quando um item vê um aumento de valor ao longo do tempo, diz-se que ele aprecia. Um bom exemplo de um ativo em valorização são os imóveis. Geralmente, quando você compra uma casa, ela aumenta de valor, principalmente se você reformar o imóvel.
Quando um item deprecia, ele perde seu valor ao longo do tempo. Isso é verdade para ativos como carros. Quando você compra um carro, ele começa a perder valor quando sai da concessionária.
A apreciação é usada para se referir a qualquer ativo que aumenta de valor. Isso inclui ações, títulos, imóveis e moedas. O termo valorização do capital é freqüentemente usado quando se refere a ativos financeiros que aumentam de valor. A maioria das carteiras tradicionais conterá uma boa parte de ativos como este.
Como os ativos se valorizam?
A valorização dos ativos ocorre por vários motivos. Pode ser devido ao aumento da demanda, menor oferta, mudanças na inflação ou nas taxas de juros.
Só porque algo se valorizou não significa que o proprietário do ativo o tenha percebido. Um proprietário pode reavaliar o ativo e adicionar o preço mais alto às suas demonstrações financeiras. Que é referido como uma realização dos ativos em valorização.
8 exemplos de valorização de ativos
Uma das chaves importantes para construir riqueza é investir na valorização de ativos. Mas por onde você começa?
Aqui estão alguns dos ativos de valorização mais populares que os investidores adicionam às suas carteiras. Lembre-se de fazer sua própria pesquisa, pois alguns desses ativos podem não fazer sentido para você.
1. Imóveis
Um dos ativos mais populares que se valorizam são os imóveis. Você pode começar comprando casas de aluguel unifamiliares. Também residências multifamiliares, como apartamentos, imóveis comerciais, como shoppings ou escritórios, e até terrenos.
Imobiliário é um investimento de longo prazo. Os investidores vão comprar essas propriedades e alugá-las. Alguns investem refazendo a propriedade e depois lançando-a para obter lucro.
Quanto mais tempo você mantiver a propriedade, mais ela provavelmente aumentará de valor. No entanto, o imobiliário não está isento de riscos, como a Crise imobiliária de 2008.
Para investir em imóveis, você pode comprar um imóvel alugado.
Ou você pode investir através de um REIT, ou fundo de investimento imobiliário. Estas são empresas que possuem e muitas vezes operam uma série de propriedades diferentes.
Eles são frequentemente negociados no mercado de ações público, tornando-os acessíveis aos investidores comuns. É uma maneira fácil de investir em imóveis. E você não precisa fazer grandes custos iniciais ou obter uma hipoteca.
2. Ações
As ações também são ativos que se valorizam. Quando você compra ações, está comprando uma ação de uma empresa na esperança de que seu valor aumente com o tempo. Você pode até obter direitos de voto e algumas empresas distribuem dividendos aos acionistas.
Investir em ações pode ser arriscado. Especialmente se você investir em ações novas e emergentes. A maioria dos especialistas recomenda investir em uma carteira diversificada de diferentes tipos de ações.
Dessa forma, você mitiga qualquer perda potencial ou volatilidade no mercado. Também é uma boa ideia pesquisar ações antes de investir.
Você pode investir em ações por meio de qualquer plataforma de investimento ou corretora. Você também pode investir em um pool de ações diferentes por meio de um fundo negociado em bolsa ou ETF, o que pode reduzir o risco de investimento.
Você também diversificará sua exposição a centenas ou mesmo milhares de empresas em vários setores. Existem até ETFs específicos para determinados setores ou até empresas sustentáveis.
3. Títulos
Embora possam valorizar mais lentamente do que as ações, os títulos são uma adição sólida a um portfólio tradicional.
Um título pode estar na forma de uma dívida adquirida por meio de um fundo mútuo ou de um empréstimo a um governo ou empresa privada. Em troca do empréstimo, você receberá uma taxa de juros definida com vencimento em uma data especificada.
Existem muitos tipos diferentes de títulos, embora os mais conhecidos sejam os títulos do Tesouro dos EUA. Você pode comprar títulos diretamente por meio do Departamento do Tesouro dos EUA ou por meio de sua corretora de valores.
4. Belas artes
Itens de colecionador, como obras de arte, são outro ativo valioso, mas podem ser caros. E, a menos que você compre arte de um artista conhecido, é difícil prever se o valor da peça será apreciado.
Há uma grande variedade de obras de arte, mas muitas vezes você precisa ter muito dinheiro para comprá-las. Você pode comprar obras de arte em leilões e galerias de arte.
Existem até algumas plataformas como obras-primas que permitem comprar ações de uma obra de arte, o que a torna um pouco mais acessível para o investidor médio.
5. Certificados de depósito
Semelhante aos títulos, certificados de depósito ou CDs oferecem um retorno definido em troca de manter seu dinheiro em seu banco por um tempo definido. Eles são menos arriscados do que outros tipos de investimentos. Em contraste, eles também tendem a ter retornos mais baixos.
Você pode investir em CDs comprando-os em seu banco local ou cooperativa de crédito. Quando você compra um CD, você coloca seu dinheiro no banco por um período de tempo específico. Quando a data vence, você recebe o dinheiro de volta mais juros.
Quanto mais tempo você mantiver seu dinheiro no banco, mais juros receberá. No entanto, o interesse pode não ser um retorno tão alto quanto você poderia obter com outros ativos em valorização. Além disso, o dinheiro fica bloqueado por esse tempo definido, portanto, você não poderá acessá-lo se precisar.
6. Mercadorias
As commodities são uma ampla categoria de investimento, mas são outro ativo que se valoriza. Também pode ser uma boa maneira de diversificar.
Há uma série de itens a serem considerados, como ouro, milho, petróleo, trigo, carne bovina e gás natural. Assim como as ações, as commodities são um investimento arriscado, pois os preços tendem a mudar dependendo de desastres naturais e eventos políticos.
Nem todas as corretoras permitem que investidores de varejo invistam em commodities. Portanto, você precisará encontrar um que o faça. Você pode investir em commodities por meio de ETFs ou comprando ações de uma empresa do setor de commodities, como uma empresa de petróleo.
7. Investimentos alternativos
Os investimentos alternativos são outra categoria ampla dentro da valorização dos ativos. O vinho, por exemplo, é considerado uma alternativa de investimento. Você também pode olhar para investimentos colecionáveis. Pense em cartões comerciais, NFTs ou até tênis.
No entanto, investimentos alternativos podem ser arriscados, mais do que commodities, ações ou imóveis. Se você deseja investir nisso, certifique-se de fazê-lo com apenas uma pequena parte de seus investimentos.
Você pode comprar itens diretamente em casas de leilões ou investir por meio de investimentos alternativos plataformas como Yieldstreet.
8. Criptomoeda
Um ativo de valorização popular é a criptomoeda. As criptomoedas aumentaram drasticamente na última década. Criptomoedas populares como o Bitcoin atingiram um valor de mercado de bilhões.
No entanto, há muita volatilidade no mercado, o que o torna um investimento muito arriscado.
Se você gostaria de investir em cripto, pode fazê-lo por meio de investimentos criptográficos específicos aplicativos como Coinbase e eToro. Algo a saber é que muitos desses aplicativos têm taxas mais altas. Mais do que você pagaria se investisse em ações, portanto, certifique-se de calcular isso em seus investimentos.
Expanda sua riqueza com a valorização de ativos
Uma maneira de construir riqueza é investir na valorização de ativos. Há uma série de ativos em valorização, como imóveis, commodities, títulos, ações e até criptomoedas. Cada um vem com seus próprios riscos e benefícios.