Como controlar as manchas na pele

Manchas na pele

O melasma é uma alteração da pigmentação da pele, muito comum como queixa principal em consultas. São manchas acastanhadas claras ou escuras que aparecem nas áreas mais expostas da face, como bochechas, dorso do nariz, região frontal, colo e antebraços. Quando terminar de ler sobre as manchas na pele leia outro artigo sobre como fazer uma maquiagem.

Manchas na pele

Pergunta? Se você pudesse saber como fazer uma maquiagem, com videos de maquiagem em um curso auto maquiagem completo o que você faria?

Cerca de 90% dos casos ocorrem em mulheres, especialmente em pessoas de pele morena, latinos e orientais, e em países de clima tropical como o nosso.

A causa das manchas na pele

A causa do melasma não está tão bem definida, mais os principais fatores são alterações hormonais (uso de anticoncepcionais, tratamentos hormonais, reposição hormonal e alterações hormonais da gestação), exposição solar e a predisposição genética.

Clique aqui e leia mais sobre maquiagem simples passo passo

É uma alteração crônica

É uma alteração crônica e, como toda doença crônica, tem um tratamento muitas vezes difícil, com um alto índice de recidiva das manchas após uma interrupção, daí a necessidade de uma manutenção constante.

Quer aprender a se maquiar? clique aqui

Medicações tópicas que podem ser fórmulas

O tratamento é feito à base de medicações tópicas que podem ser fórmulas prescritas pelo dermatologista ou medicações tópicas halopáticas, sempre acompanhadas do uso de filtro solar diariamente.

E o sol?

Como o sol é um grande vilão nesse caso, e um dos principais fatores de recidiva das manchas, o filtro solar é um elemento fundamental em todas as modalidades de tratamento para o melasma e na manutenção pós-tratamentos.

Dermatologistas

Nos casos mais resistentes aos cuidados tópicos convencionais, o Dermatologista pode lançar mão de peelings, mecânicos ou químicos, para promover uma descamação controlada da pele, na tentativa de clarear as manchas. Ainda assim vale a pena a aprender a se maquiar e entender como funciona a maquiagem para noite ou maquiagem para festa.

Como é o tratamento?

Como terapêutica mais moderna e que tem apresentado bons resultados, temos os lasers fracionados, Pixel e Fraxel, que promovem também uma renovação celular na pele, com descamação e clareamento das manchas. O laser pode atingir as camadas mais internas da pele e chegar em manchas mais profundas que as medicações tópicas ou os peelings quimicos não atingem.

Peelings

Tanto o laser quanto os peelings podem ser feitos como forma isolada de tratamento ou em associação com medicações tópicas de uso domiciliar de acordo com a orientação do médico.

Pele delicada

Para que o tratamento tenha um bom resultado, é muito importante entender que a pele com melasma é uma pele delicada e muito susceptível a manchas e que o procedimento não pode ultrapassar o limite de sensibilidade dessa pele.

Isso significa que há uma linha muito tênue entre um tratamento que leve a uma melhora das manchas e outro que leve a uma agressão da pele e à piora do quadro. Por isso o processo é muitas vezes longo e vai depender muito da resposta da pele que está sendo tratada.

Não esqueça…

Outro ponto importante é a documentação fotográfica, que deve ser feita antes do início do tratamento, durante e no final. Hoje a tecnologia já permite fotos computadorizadas, com padronização perfeita e efeito ultravioleta que permite detectar manchas ainda não vistas a olho nu. Tudo isso é importante para avaliar a eficácia da técnica utilizada para cada caso.

Cuidado para o resto da vida

Mas não podemos encarar o melasma com um problema sem solução. A tecnologia que hoje dispomos é eficaz e traz bons resultados se for bem conduzida. O mais importante é saber que este é um cuidado para o resto da vida, devido à facilidade com que as manchas reaparecem, e ter um bom diálogo com o dermatologista, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

 

 

Conheça o curso de maquiagem

10 Erros que todos cometem com negócios digitais

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *