Dicas para bom comportamento nas redes sociais

Quem faz parte de algum grupo de mensagens pelo celular e já percebeu que nem todo mundo sabe se comportar?

Nas conversas são recados fora de hora áudios longos mensagens mandadas por engano (comportamento nas redes sociais). A lista é longa é melhor saber logo como não ser eleito o chato do grupo na era dos aplicativos tem gente que resolve tudo por meio das conversas virtuais.

Isso estamos falando do trabalho e com a família tudo o dia inteiro! Fala verdadeeeeeeeeeeee!

comportamento nas redes sociais

Esses aplicativos de internet não facilitam a nossa vida.

A gente não precisa mais ficar ligando o tempo todo recebendo ligações. Basta mandar uma mensagem de texto ou de áudio e tá tudo certo mas nessa correria do dia-a-dia quem não conhece alguém que já passou por uma situação constrangedora?

Tem quem fala que não deve mandar mensagem

O que acontece às vezes, 🙂 Era só uma coisa simples que não era para ninguém saber às vezes falam e mandam recados longos mensagem de de vídeo muito demorados, nossa o horário também incomoda e intendente se você esta no trabalho ou descansando. Ainda está no seu final de semana e você acaba recebendo uma mensagem.

É muito chato, e o que dizer do famoso, bom dia cedo, quando você recebe aquela mensagem às três da tarde.

Os deslizes de usar os aplicativos de mensagens são muito comuns

Você pode até estar sendo inconveniente sem saber que nós todos hoje vivendo esses avanços da tecnologia, não fomos ensinados como nos comportar perante esse mundo que se abriu às nossas portas, então, quando a gente recebe uma nova tecnologia quando a gente adentra esse novo portal é muito importante ter cautela.

Aprender, tentar entender quais são os motivos que têm aquele aplicativo e quais são os motivos daquela rede para que você possa se adequar. Os especialistas ouvem histórias e reclamações de várias pessoas e reuniram dicas para lidar melhor com esses aplicativos.

Não tem uma regra específica como se comportar digitalmente entretanto podemos utilizar bom costume.

Algumas coisas que incomodam mais ou menos determinados tipos de pessoas então vamos aos problemas mais comuns:

1) Tamanho dos áudios longo é a pior coisa que pode existir no mundo, você pode perder um tempo crucial ouvindo um áudio de 40 minutos por exemplo.

assinatura-confirmada

A dica é: precisar enviar um áudio não trabalhasse o tempo de 1 minuto, precisamos tomar cuidado com o tempo do próximo então se você tem algo para dizer por áudio digo de forma sucinta, rápida e discreta e direta. Outra coisa que muita gente faz principalmente em grupos envie a mensagem logo cedo mesmo sem assunto só pra dar um bom dia. Depois do meio dia vem os boa tarde e boa noite, também não são bem recebidos, a gente tem isso que parece até alguns educado a princípio mas que depois pode se tornar algo extremamente inconveniente você pode facilmente ser visto como um chato do grupo.

2) Fique atento com as mensagens enviadas à noite ninguém

Quem gosta de ter o sono interrompido sem um motivo muito importante isso vale também para os assuntos de trabalho uma vez que a gente tem um horário padrão para o trabalho. Vamos dizer que sua rotina seja das 8h a 6h e a tecnologia te coloca 24 horas à disposição do próximo. As pessoas têm uma tendência não respeitar mais esse limite de horário, então você manda mensagens às 2 da manhã, a meia noite, as 10h da noite e você quer que a pessoa responda!

Hoje em dia você tem que conversar com seu patrão, ou com seu cliente tentar estipular algum tipo de regra sobre isso para que você possa ter uma boa relação digital.

Visualizar uma mensagem e não responder pode até parecer falta de educação, mas não existe uma regra que obrigue alguém a responder. Você pode visualizar mas não necessariamente você precisa responder. Tem uma regra na internet que diz que se você não responde o próximo em até duas horas essa pessoa se sente ignorado.

Isso vale para o ponto de vista corporativo ou pessoal entretanto você não tem a obrigatoriedade de responder, eu por exemplo fico feliz quando a pessoa visualiza a mensagem, você sabe que a informação foi entregue. Ela vai responder no tempo dela, no momento dela, uma vez que ela se sinta a vontade.

LEIA TAMBÉM:

3) Evite caixa alta nos texto e misturar muito as letras

Na comunicação virtual é difícil de interpretar os texto em CAIXA ALTA (todas letras maiúsculas), pois é logo de cara é recado ou pode ser considerado agressivo, isso pode causar ruídos na comunicação.

Escrever em caixa alta: entende-se que queria gritar né tradução direta. Seria você estar gritando com o próximo a um jeito de você chama a atenção, mas a grande maioria das pessoas não sabem disso e acaba escrevendo de caixa porque acha bonito ou porque deixou na caixa alta e segue dessa maneira.

4) Preste atenção se você está no grupo certo antes de enviar

As vezes as pessoas querem chamar a atenção com texto em caixa alta quando existe pelo menos 61 conversas não abertas, não dá conta! Esse volume de mensagens pode de deixar confuso e enviar foto do marido quando deveria ser uma foto de piada por exemplo para um grupo que não deveria.

Na verdade você tem que estar sempre ligado nas atualizações dos aplicativos e das redes que você usa. Algumas delas já oferecem a ferramenta de você deletar uma mensagem errada mas mesmo assim a pessoa pode ter visto.

Se tiver alguém ali e assistiu na hora aquele vídeo, ou viu aquela foto ou aquela mensagem é sempre importante um pedido de desculpa, uma vez que não é legal fazer uma tempestade num copo d’água.

Não tem mais jeito, a tecnologia é boa mas tem que saber usar e tem que saber usar com cautela.